Logo Patosja

Homem é preso após ser flagrado capturando peixes nativos com tanque-rede em Abadia dos Dourados 

Contagem dos peixes totalizou 68 kg, os quais foram devolvidos ao lago de embarcação 

Por: Redação PatosJá

Fonte: Polícia Militar de Meio Ambiente - Lorena Teixeira

Publicado em: 10:40 03-01-2026

Compartilhar:

Contagem dos peixes totalizou 68 kg, os quais foram devolvidos ao lago de embarcação 

Um homem foi preso após ter sido flagrado capturando peixes nativos com um tanque-rede no Lago da Represa de Emborcação, em Abadia dos Dourados. Segundo a denúncia, o indivíduo estaria utilizando pindas e espinhéis, método de pesca  ilegal com vários anzóis.

O Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente (BPM MAMB) compareceu ao local e constatou o armazenamento de exemplares de peixes nativos de diversos tamanhos, das espécies piau três-pintas, mandi-amarelo, cascudo e abotoado. O suspeito negou a prática. 

De acordo com ele, os peixes teriam sido adquiridos ainda na fase de alevinos há cerca de dois anos, no entanto, não apresentou comprovação da origem. Os militares realizaram a contagem dos peixes, que totalizou 68 kg, os quais foram devolvidos ao lago. 

Vale destacar que os supostos jequis, armadilha artesanal feita de materiais naturais como talas de palmeiras ou cipós trançados, utilizados pelo investigado, não foram localizados. Por se tratar de espécies protegidas, o homem foi preso em flagrante. 

O indivíduo foi conduzido à Delegacia de Plantão de Polícia Civil de Patrocínio. Ainda durante a fiscalização, em outro rancho nas imediações, também foi realizada a apreensão de quatro redes de 118,5 metros quadrados de emalhar, escondidas sob uma caixa d’água.
Leia também